Manutenção de fibras e integração RedeRio/Redecomep e BRFibras

 
   
  A Rede-Rio de Computadores / FAPERJ comunica com grande satisfação o final do processo de integração da Coordenação de Engenharia e Operações (CEO – RRio) com a empresa BRDigital/BrFibra, a empresa selecionada pela Rede Nacional de Pesquisas – RNP para a manutenção das fibras no Rio de Janeiro. Esta integração visa o alinhamento dos procedimentos operacionais.
   
  Integração Rede-Rio/Redecomep e BRFibras
   
 
A partir de julho deste ano (2017), começou a integração entre a Coordenação de Engenharia e Operações da Rede-Rio/RedeComep-RJ (CEO) com a equipe de manutenção da BRDigital/BrFibra. A partir de 24 de novembro de 2016 a RNP indicou a empresa BRDigital (BRFibra) para realizar a manutenção da malha de fibras óticas da Rede-Rio Metropolitana.
 
Desde então as duas organizações promoveram uma série de discussões e adequações da melhor forma de alinhamento de seus sistemas para dar agilidade no atendimento e na solução dos problemas técnicos da Redecomep. Em junho de 2017 foi realizada a última reunião presencial no CBPF (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas) entre as equipes da Rede-Rio, BRFibra e a RNP para alinhamento final dos procedimentos de cada lado. Nesta reunião foi testado em detalhes como a BRFibra prestará o atendimento e suporte via NOC (sigla em inglês para Network Operation Center – Centro de Operação de Redes) às solicitações de abertura/acompanhamento e fechamento de incidentes relacionados aos serviços da Rede-Rio Metropolitana.
 
A Rede-Rio implementou em seu sistema de gerenciamento e monitoramento (GRRWOP, sigla em inglês para o Sistema de Monitoramento e gerenciamento desenvolvido para detectar problemas e anormalidades na Rede-Rio Metropolitana) o procedimento de abertura, acompanhamento e encerramento de chamado com a empresa. O objetivo desse procedimento foi:
 
  • Alinhar as necessidades técnicas da equipe do CEO/Rede-Rio com às da equipe da BRFibra;
  • Trocar informações de forma estruturada na solicitação de abertura de atendimento de para as equipes envolvidas da BRFibra;
  • Aumentar a produtividade e diminuir o tempo de reparo do enlace;
  • Classificação e priorização do chamado (Backbone / Redes Metropolitanas de ICTs /Anéis Metropolitanos / Enlaces das ICTs);
  • Integração com as informações de designação de circuitos da BRFibra para otimização da abertura do chamado.